Gengivite Estomatite Crônica

A etiologia da gengivite estomatite crônica (GEC) ainda é pouco conhecida mas acredita-se que possa ser um resultado da resposta imune inapropriada à estimulação antigênica oral associada a outros inúmeros fatores (ambiental – aumento no nível de estresse; viral – calicivirus; leucemia e imunodeficiência felina, placa bacteriana – pequenas quantidades estimulam o sistema imune; genética – raças mais predispostas incluem o siamês, (...)

Por

Lilia Wang

em 06/07/2017 15:50 | Comentários: 0

Osteoartrite em felinos

!--[if gte mso 9] ![endif]-- !--[if gte mso 9] Normal 0 false false false PT-BR JA X-NONE ![endif]--!--[if gte mso 9] (...)
Por

Lilia Wang

em 12/06/2017 16:14 | Comentários: 0

Biomarcadores cardíacos

Na medicina humana, os biomarcadores cardíacos (peptídeos),  são uma importante ferramenta para o diagnóstico e o prognóstico de insuficiência cardíaca aguda. Os valores destes peptídeos são baixos em pacientes humanos saudáveis.

Há três tipos destes peptídeos:  ANP (peptídeo natriurético atrial) produzido nos átrios; BNP (peptídeo natriurético tipo b) produzido nos átrios e ventrículos;  tipo c (peptídeo cerebral) produzido no (...)

Por

Lilia Wang

em 06/06/2017 17:32 | Comentários: 1

Estudo retrospectivo da ocorrência de infecção urinária em gatos com doença renal crônica (DRC)

 

 Introdução

 

Dentre as uropatias descritas na espécie felina, as infecções urinárias são reconhecidamente raras. Entretanto, sua prevalência é variável de acordo com os aspectos etiológicos associados. Podem ser inferiores a três por cento em gatos com manifestações clínicas de doenças do trato urinário inferior (DTUI) e alcançar 43% ou mais, de forma iatrogênica à sondagem e a uretrostomia perineal, sendo também (...)

Por

Marcela Malvini

em 11/10/2015 20:25 | Comentários: 0

Archivaldo Reche Junior; Mariana Ferreira; Juliana Toledo Duarte; Renata Camozzi; Cláudia R.B.Stricagnolo


Cuidados com o Gato Geriátrico

 

 

Cuidados com o Gato Geriátrico

 

A expectativa de vida dos pacientes felinos torna-se cada dia maior diante a possibilidade de avanços na medicina veterinária e dos cuidados cada vez mais direcionados e específicos para a espécie. A saúde nutricional, atualmente desvendada com maior precisão, também contribui para a longevidade, assim como o domiciliamento e o menor risco de exposição às doenças infecto-contagiosas e aos (...)

Por

Archivaldo Reche Junior

em 06/10/2015 22:39 | Comentários: 0

Marcela Malvini Pimenta


Sarnas em gatos

Dra. Laila Massad Ribas

Você sabe quantos tipos de sarna acometem os gatos? E você sabia que as sarnas são doenças de pele causadas por ácaros ectoparasitas (parasitas que habitam a parte externa do animal) e algumas delas podem ser contagiosas para os humanos?

Sarna Otodécica

A sarna mais comum no gato é otodécica (sarna de ouvido) que é causada pelo ácaro Otodectes cynotis e é bastantecontagiosa para outros gatos. Esse ácaro (...)

Por

Laila Massad Ribas

em 06/10/2015 18:18 | Comentários: 0

Doença Renal Crônica

Dra. Laila Massad Ribas

Também conhecida pela sigla DRC a doença renal crônica é uma das doenças mais comuns dos gatos domésticos, podendo acometer até 20% da população. Apesar disso, nem todo gato com DRC irá morrer dessa causa. O termo insuficiência renal também é bastante aplicado, entretanto ele denota uma progressão da DRC, ou seja, um quadro mais avançado da doença.

A DRC pode se iniciar na infância, mas por ser (...)

Por

Laila Massad Ribas

em 06/10/2015 18:12 | Comentários: 0

Acne felina

Dra. Laila Massad Ribas

Um problema de pele bem comum nos gatos é a acne, pontinhos pretos frequentemente vistos no queixo e que raramente causa danos aos animais.

Em termos técnicos a acne é uma consequência do aumento da produção de sebo pelas glândulas da pele. Os pontinhos pretos no queixo desses animais com acne são chamados de comedos.

Nos casos mais graves, como nas foliculites, podem ocorrer queda dos pelos, (...)

Por

Laila Massad Ribas

em 06/10/2015 18:03 | Comentários: 0

Urgências em felinos: o que devo priorizar?

 Urgências em felinos: o que devo priorizar?


Os gatos possuem particularidades importantes que devem ser levadas em conta no momento de sua admissão, abordagem, diagnóstico e tratamento. Durante o atendimento de urgência, o conhecimento sobre os cuidados e necessidades especiais dos felinos pode constituir o grande diferencial entre salvar ou não a vida do paciente. Uma conduta inicial direcionada e adequada correlaciona-se (...)

Por

Marcela Malvini

em 05/10/2015 16:36 | Comentários: 0

Rodrigo Cardoso Rabelo


Anorexia em Felinos – Como identificar e tratar

Marcela Malvini Pimenta

Archivaldo Reche Jr

A anorexia constitui a perda de apetite por alimentos, representando muitas vezes o único sintoma de uma enfermidade. Seu desenvolvimento está intimamente relacionado a inúmeras condições patológicas e não patológicas como as neoplasias; distúrbios metabólicos, urinários, endócrinos e gastroentéricos; síndromes neurológicas; doenças infecciosas e inflamatórias; distúrbios orofaríngeos (...)

Por

Marcela Malvini

em 05/10/2015 16:23 | Comentários: 0

Archivaldo Reche Jr